Como planejar sua viagem. 7 dicas para seu roteiro

 

Quer fugir do mundo e sair por ai viajando de mochilão? Com certeza é uma excelente experiência que trará muitas histórias, experiências de vida e conhecimento. Porém, antes de sair na louca desbravando terras distantes, planeje alguns pontos de sua viagem que, se forem ignorados podem fazê-lo cair numa roubada. Fique de olho nas  dicas que iremos dar.

1 – Escolha um destino.

Pode parecer óbvio, mas é um ponto importantíssimo.

Compre livros, acesse blogs (está no caminho certo!), leia textos sobre os melhores destinos para ir viajar. Pesquise quais são as melhores opções, alguns destinos nacionais são mais caros que o exterior. Alguns lugares baratos no exterior não têm atrativo algum para turistas. Fique de olho, ache um lugar que combine com você.

2 – Otimize sua viagem.

Com o destino em mãos, comece a pesquisar quando é melhor ir. Em determinadas datas as passagens são muito mais baratas. Se você conseguir emendar suas férias com um feriado ou um final de semana é possível ganhar uns dias a mais. Com um mapa ou um guia do local já selecione os lugares que você irá visitar e verifique a disponibilidade de cada um, afinal, você pode pegar a atração que mais queria ver fechada.  Pense sempre na grana e como fazer com que ela dure mais tempo.

3 – Saiba quanto tempo passará em cada lugar.

Crie um cronograma. Quantos dias você levará para visitar cada ponto? Para passear em cada pedaço da cidade. Leve isso muito em cosideração, afinal você pode correr o risco de se perder no tempo e não conseguir ver tudo o que queria.

4 – Escolha onde vai ficar.

Com o roteiro e o cronograma pronto, comece a procurar os locais para suas necessidades básicas: dormir, comer, tomar banho.

Faça cotação em hotéis, ligue, mande e-mail, consulte sites. Veja se há restaurantes próximos, se no preço da estadia não há refeição inclusa e  se não há um albergue ou acomodações mais baratas.

Enfim, faça um pesquisa ampla, sabendo que o objetivo é aproveitar o máximo gastando o mínimo.

5 – Meios de transporte.

Como você vai sair de um lugar para ir a outro? A pé? De táxi? De avião? Alugará um carro?

Preste a atenção nesses detalhes. Há cidades na Europa em que voar de um local para outro é baratíssimo. Porém, há lugares que há meios de transporte coletivo muito rápidos e eficientes, sendo possível você andar longas distâncias em pouco tempo e ainda gastando pouco.

6 – Faça as contas.

Com tudo em mãos vem a pergunta mais importante: seu dinheiro dá?

Se sim, bola para frente. Se não, veja se vale a pena fazer cortes ou se é melhor economizar um pouco e esperar uma data mais propícia.

7 – Especificidades

Agora pense em coisas bem mais especificas: o local que você vai exige um documento especial? Necessita que você tome algum tipo de vacina com antecedência?

É preciso se preparar para um clima muito frio ou muito quente? É uma cultura muito diferente, em que a minha simples existência pode ser considerada uma afronta?

Acredite, esse ponto também é muito importante.

Feito tudo isso, agora é só se divertir, embarcar para sua viagem e retornar com excelentes recordações.

Boa sorte em sua viagem.




Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *