Compra da TAP será disputada pela TAM, Avianca e GOL

No mês de dezembro, o governo de Portugal começará o processo de privatização da companhia aérea TAP. Está prevista para meados de 2012 a privatização total da empresa.

A disputa oficial ainda nem começou, mas nos bastidores já se especula que algumas das empresas que vão disputar a compra da TAP são as brasileiras GOL, Avianca e TAM. Mas a batalha não será tão simples assim, pois a IAG, uma gigante européia, também está no páreo.

Ainda não se sabe se a privatização da TAP será realizada por leilão ou em outro tipo de negociação. É estimado um grande interesse na companhia aérea, graças a sua posição estratégica, já que ela é bastante atuante no mercado entre a Europa e o Atlântico Sul, o que desperta interesse em muitas outras empresas de transporte aéreo. Segundo o governo português, já existem cinco empresas que manifestaram interesse na negociação.

A brasileira TAM é uma dessas interessadas. Porém, haverá uma grande dificuldade em sua concretização, já que a companhia aérea está em processo de fusão com a chilena LAN.

Além de privatizar a TAP, o governo de Portugal também pretende privatizar a empresa que administra os aeroportos do país. Seria esse um reflexo da crise européia dos últimos tempos?




Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *