Dicas de Férias – Viajando com animais de estimação

Quem tem bichinhos de estimação provavelmente já se pegou pensando em o que fazer com o “amigo” durante as férias. Há quem deixe os pets em hoteis especializados, na casa de amigos ou parentes ou até mesmo os deixe em casa, com alguém encarregado de cuidar da alimentação e bem estar do animal. Mas há, ainda, quem prefira levar o bichinho junto à viagem, e aproveitar a companhia do pet durante as férias também. Nestes casos é bom ficar de olhos atentos e tomar alguns cuidados específicos para manter a saúde física e psicológica do animal, além de evitar riscos de perda, como já aconteceu em algumas companhias aéreas, e manter a documentação do pet em dia.

Para viagens internacionais, no caso de cães e gatos, o pet deve ter um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) que é emitido pelo ministério da Agricultura nos aeroportos internacionais. Este documento é gratuito, mas é preciso seguir alguns procedimentos para consegui-lo. Primeiramente, é preciso agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura que fica nos Aeroportos Internacionais. Peça para o veterinário do animal (não o do ministério) um Certificado Sanitário (um atestado de saúde), com as informações de raça, nome, origem (informações de Pedigree, se houver), nome do proprietário e carteira de vacinação atualizada.  A vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano. Este certificado é válido por três dias após a data de emissão.

Com os documentos em mãos, você leva o pet ao veterinário do Ministério da Agricultura, que ira emitir o CZI. O CZI é válido somente por 8 dias da data de emissão para embarque.

Saúde e bem estar

Os animais normalmente sofrem estresse em viagens muito longas ou nas mudanças de ambiente em geral. Se a viagem é terrestre, tome o cuidado de fazer paradas frequentemente para oferecer água e um pouco de ração ao bichinho, e deixa-lo tomar ar fresco, também.

Alguns veterinários receitam remédios para dormir ou para evitar vômitos. Converse com o veterinário de seu pet antes de uma longa viagem para que ele indique o melhor ao seu bichinho de acordo com a idade e peso dele.

Companhias Aéreas

Cada companhia aérea tem uma regra exclusiva para o embarque de pets. Confira nos links abaixo as regras das principais companhias brasileiras:

Gol Linhas Aéreas

TAM Linhas Aéreas

WebJet

Azul




Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *